Pular para o conteúdo principal

Mês Orgulho e Preconceito


Elizabeth e Mr Darcy
No mês de Janeiro tive o deleite de conhecer uma autora que foi inclusive, comparada com Shakespeare por alguns críticos literários. Eu estou falando de Jane Austen. E é sobre uma das obras mais famosas dela que irei falar hoje.
Com toda essa maratona de leitura que estou realizando durante as férias, tive a oportunidade de ler o livro "O diário de Bridget Jones" de Hellen Fielding, e talvez poucos saibam que, neste livro a personagem Bridget é uma grande fã da série  e do livro "Orgulho e Preconceito". E muito dizem que o livro "O diário de Bridget Jones" é uma espécie de releitura de "Orgulho e Preconceito". Sendo impulsionada por todos esses fatores, resolvi embarcar na história da família Bennet, na qual pude dar boas risadas e desfrutar de um romance que dificilmente veremos ocorrer nos dias atuais.

Mr. Collins: um ser com comentários demasiadamente inconvenientes.
Orgulho e Preconceito conta a história da família Bennet. Um casal de suas cinco filhas. A protagonista da história é Elizabeth Bennet que tem uma personalidade singular e que mostra ter muita sensatez perante as suas outras irmãs e é por isso que ela é a filha favorita do calmo Mr. Bennet. Mrs. Bennet era uma senhora deveras insensata, que tinha um certo desespero para que suas filhas se casassem, pois as jovens meninas não herdariam as terras de seu pai, nas quais viviam (naquela época quando o chefe da família não tinha nenhum herdeiro do sexo masculino, suas posses iam para as mãos de algum parente mais próximo - no caso da família Bennet, o primo Mr. Collins). Elizabeth tinha um enorme carinho por sua irmã mais velha, Jane, que era muito sensata, assim como ela. Porém, tinha um coração ingênuo e sensível demais.
O princípio de todos os romances que ocorreram com as jovens Bennet, inicia quando o jovem Mr. Bingley, juntamente com seu amigo Mr. Darcy habitam aquela região durante um curto período. O jovem Bingley se apaixona por Jane e era bem previsto que o que pedido de casamento iria ocorrer em breve. É importante frisar que a família Bennet era uma família consideravelmente pobre, ou seja, elas não teriam muitas chances de se casar com homens afortunados. Mas Mr. Bingley era um rapaz muito rico e estava encantado com Jane e o sentimento era recíproco. Em torno desse romance, temos a influência orgulhosa e pretensiosa do nosso caro Mr. Darcy que provocou grande reprovação por parte de Elizabeth. Ela e sua família não gostavam do cavalheiro que por sinal, era mais afortunado que o jovem Bingley.
Mr Darcy era uma figura intrinsecamente fechada e de pouca conversa (aparentemente aos olhos de Elizabeth). A primeira vez que chegou na região, juntamente com Bingley, fez um comentário extremamente desnecessário em relação a Elizabeth, dizendo que a moça era "tolerável", mas não bonita. Comentário no qual, a jovem acabou ouvindo e a partir disso, sua impressão em relação ao homem foi a das piores.
E diversos outros fatores culminaram para que Elizabeth tivesse os piores pensamentos a respeito de Mr Darcy. O primeiro deles foi o fato dele ter persuadido Mr Bingley a ir embora da região e abandonar a ideia de um futuro casamento com Jane e o segundo pela história contada pelo oficial Wickham, que passou sua infância juntamente com Mr. Darcy, que enfatizava o orgulho e a ganância daquele homem.
E todas estas informações chegando aos ouvidos de Elizabeth, até que ela é surpreendida pelo pedido de casamento por parte de Mr. Darcy. É nesse momento em que as coisas começam a mudar e o amor pela parte dela começa a ser construído. Aos poucos, ela vai descobrindo que Mr Darcy é um homem generoso,
Cena do filme:  Mr Darcy e Elizabeth.
que muito fez pela sua família e que o amor por ela tornou-o um homem melhor.
A obra é extremamente empolgante e traz uma pitada de humor, como nos comentários nada oportunos de Mr Collins e Lydia, a irmã caçula da família Bennet.
Assisti ao filme "Orgulho e Preconceito" de 2005 e a mini série que é de 1995 (em seis episódios). Confesso que a mini série é mais interessante que o filme, pois consegue ser mais detalhada e tem o nosso caro Colin Firth como Mr Darcy, ou seja, singularmente sublime

Se eu recomendo esta obra? Obviamente que sim.

Comentários