Pular para o conteúdo principal

O encontro com aquela que me ensinou a gostar de livros

Bom meus caros leitores, fazia alguns dias que eu não escrevia nada por aqui pelo simples fato de ocorrerem momentos em que eu fico com uma certa "fobia" de escrever. Quero explicar um pouco melhor sobre isso, esta minha "fobia", se trata de um profundo medo de escrever alguma besteira, de escrever algo extremamente ruim e sem sentido, com erros de ortografia tão graves que pudessem acabar com a minha promissora carreira que ainda não começou. Mas enfim, como toda a neura que vem repentinamente, vai embora da mesma forma.
Neste último Sábado, na Missa, tive o profundo prazer de encontrar uma das pessoas que mais me incentivaram a gostar de literatura: a bibliotecária da minha escola no ensino fundamental. Considero como a minha primeira bibliotecária, porque as demais eu jamais lembro e ela com certeza, mais que uma funcionária da biblioteca, fui capaz de criar para com ela uma grande amizade.
Ela reservava livros que no ponto de vista dela eu poderia gostar e eu realmente gostava. Ela me contava histórias de sua vida, conversávamos, falávamos da vida e conseguia perceber nela um grande amor por aquele trabalho fundamental para qualquer lugar onde se deseja espelhar o conhecimento.
Quando a encontrei na igreja, pensei que ela não iria me reconhecer -  afinal, já faz mais de três anos que concluí o ensino médio e mais de 7 anos que ela se aposentou - mas alegremente ela disse: "Eu jamais ia esquecer essa carinha linda!" e depois nós lamentamos o fato da biblioteca da escola estar fechada por falta de funcionários e pensamos na esperança de que alguém pudesse abri-la para levar um pouco de cultura para aquele lugar.
E se hoje eu sou uma jovem que gosta de devorar livros e que realmente valoriza uma obra literária foi porque conheci pessoas como essas, que tem amor pelo seu trabalho, que incentivam os jovens e que acreditam no potencial de cada um.



Comentários