Pular para o conteúdo principal

O Mágico de Oz: um conto infantil que agrada todas as idades


  Resolvi deixar de uma vez por todas o meu preconceito com livros cuja origem não sejam inglesas. Por isso, resolvi entrar de cabeça neste conto infantil americano, chamado "O Mágico de Oz". E após o fim da leitura o que eu pude me questionar? Me perguntei incessantemente: "Por que meus pais nunca me deram este livro? Por que privar uma criança de ler tal conto?"
   No Brasil, conhecido como "O Mágico de Oz" de Lyman Frank Baum, tem seu nome original "The Wonderful Wizard of Oz" ou seja, "O Maravilhoso Feiticeiro de Oz". Conta a história da pequena Dorothy, que mora no Kansas com sua tia Em e seu tio Henry e por causa de um ciclone, ela é transportada, juntamente com seu cachorro Totó e sua própria casa  - pasmem - para o Terra de Oz.
   Lá, ela conhece vários amigos, como o Lenhador de Lata, o Espantalho e o Leão Covarde. Todos eles levavam consigo o mesmo objetivo: realizar seus sonhos. O sonho de Dorothy era voltar para o Kansas, o do Lenhador de Lata ter um coração, o do Espantalho ter um cérebro e do Leão Covarde ter coragem. E por isso eles foram à procura do famoso mágico Oz que, por indicação da Bruxa Boa do Norte, ele iria conseguir realizar os seus desejos. Durante o caminho eles passam diversas dificuldades, medos e provações. E quando chegam até o grande Oz, o que eles descobrem? Descobrem que ele é na verdade, um grande impostor! Isso mesmo, Oz era um grande ilusionista e tinha ido parar na "Cidade das Esmeraldas" através de um balão que havia voado muito alto e caído ali. Ao longo da história Dorothy e seus amigos enfrentam a Bruxa Má do Oeste e conseguem matá-la. Além de, no fim da história irem ao encontro da Bruxa Boa do Sul.
(O final, obviamente não irei contar porque creio que quem não leu ainda terá a oportunidade de ler)
   Mas o mais interessante de tudo isso - e eu que nem gosto de críticas políticas - é que o livro carregava dentro de si uma crítica política e é considerado por Henry M. Littlefield uma alegoria ao Movimento Populista, ocorrido nos Estados Unidos no fim do século XIX.
   A obra foi lançada em 1900 e teve mais treze livros à respeito da Terra de Oz escritos pelo próprio L. Frank e mais diversas histórias com a mesma temática escrita por outros autores. A obra teve adaptação para o cinema e o teatro.
Enquanto os irmãos Grimm escreviam histórias com intuito de fazer as crianças se conscientizarem dos perigos da rua, Lyman Frank Baum "escrevia para crianças, mas nunca de modo infantil", assim como diz na apresentação do livro.
   Tive a oportunidade de ler na edição Bolso de Luxo da editora Zahar, que contém as incríveis ilustrações de seu parceiro Denslow, nas quais foram consideradas inovadoras para a época.

Se eu recomendo a obra? Obviamente que sim!

Comentários