Pular para o conteúdo principal

"Sem preconceito, mas a sua idade não irá me assustar"

 
Palmas para o seu showzinho de presunção!
   Foi tão cansativo tentar elaborar um título que tivesse relação com o que eu vou falar. E realmente, ele ainda não está bom e talvez no fim do ano eu edite-o e coloque algo mais conveniente. Sim, ele ainda não se faz entender e talvez você esteja achando algo totalmente diferente do que eu tenho a intenção de escrever, por isso vamos ao objetivo de nossa conversa.
  Faz um bom tempo que amigos meus da paróquia me convidam para participar de um movimento que tem o seguinte limite de idade: dos 18 anos até a morte. E eu que estou acostumada com faixas etárias bem definidas em todo o lugar que vou, disse pacificamente que não estava interessada em participar no momento. Mas no fundo, no fundo, carrego uma filosofia que talvez soe preconceituosa para vocês, mas é o que realmente penso: não dá para misturar certas idades, sempre dá confusão.
  Sempre fui uma espécie de pessoa, assim como Josh Nichols de Drake e Josh que dizia "os pais me amam", e dessa maneira acreditava que todos os adultos do mundo me admiravam e que tinham total consideração por mim. Depois de todos os fatos relatados no post anterior, vocês podem ter uma noção de que nem todos os adultos me amam e nem todos me admiram.
  O trabalho da faculdade com aquela colega que estragou tudo também foi uma prova disso. Ela tem 53 anos, e ela simplesmente quis se achar a mais sábia de todas, por ter mais idade e fazer de conta que havia elaborado todo o trabalho sozinha - sendo que eu havia feito a maior parte. 
  Houve também uma outra situação bem semelhante. Hoje, iniciamos a disciplina de "Ética, Cidadania e Sustentabilidade", na faculdade e todas estas disciplinas que envolvem a palavra ética e cidadania geram polêmica. Principalmente porque haviam colegas com mais de 50 anos - que não eram da turma de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e sim de Redes de Computadores - e que começaram a colocar sua opinião de forma muito grosseira ao professor, tudo porque ele aparenta ter uns 20 anos a menos em idade do que eles. 
  O que podemos perceber de tudo isso é que há uma grande presunção por parte das pessoas mais velhas. Que afirmam que o "peso da idade lhes dão mais sabedoria que as demais". Porém, não adianta você viver 50 anos e a única coisa que fez em toda a sua vida foi ler "Zero Hora" e assistir "Jornal Nacional", pois de fato, essa experiência toda não irá valer em nada. Desculpe eu estar sendo tão sincera, mas nas últimas semanas eu tenho convivido demais com pessoas dessa faixa etária e elas só tem feito isso: achar que sabem mais e desvalorizar a opinião das pessoas mais novas.

  Eu tenho a certeza que todas as opiniões são válidas, e que, não é porque você tem mais idade do que eu, que o seu conhecimento é maior ou melhor. 

Comentários