Pular para o conteúdo principal

Derrotinha literária do ano: Moby Dick (Se sentindo uma derrotada)

  
  Simplesmente estou começando a pensar que voltei a ser aquela mesma menina fraca que não aguentava ficar até de madrugada lendo um livro. Sim, eu não sou mais aquela pessoa corajosa de antes, dei lugar ao cansaço, ao desânimo. Mas vamos parar com os adjetivos e ir logo ao ponto.
   O fato é que pela primeira vez no ano eu abandonei um livro. E o pior de tudo eu abandonei um clássico. Minha amiga - que é o tipo de leitora que eu mais admiro - me acalmou dizendo que há uns anos ela havia desistido deste livro e que eu não precisava me desesperar, pois realmente ele era cansativo.
   E por mais que eu tente ignorar a situação, na minha mente eu escuto uma voz que diz "sim, eu abandonei Moby Dick e isso é vergonhoso!" Eu pensei que estava chegando no patamar dos leitores que leem qualquer livro e que são capazes de terminar mesmo se a leitura for extremamente descritiva.
   Moby Dick - pelas 123 páginas que pude ler - é um livro que narra detalhadamente cada momento, cada pessoa e tenta fazer algumas alegorias filosóficas sobre a relação daqueles homens que passariam três anos em um navio caçando baleias com o mundo exterior. 
  Acabei tirando meu livro do Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban da minha minibiblioteca e comecei a ler. 
   Moby Dick de Herman Melville é um livro estadunidense - e me orgulhei tanto de iniciar uma leitura americana, afinal eu só estava lendo os ingleses. Mas tudo isso não passou de uma mera ilusão. Eu seleciono os meus livros, eu tenho sérios problemas, eu sou uma leitora qualquer, uma poser literária. Eu desisti de Moby Dick e se eu não consertar este erro em três anos, posso afirmar que isto será uma vergonha que irei carregar pelo resto da minha vida. 


Comentários