Pular para o conteúdo principal

Perdão, Leonard Peacock

Capa sugestiva.
Leonard Peacock: quem é ele? O que levou a ator Matthew Quick a colocar este título na capa? O que o jovem pretende fazer? E será que você é capaz de encontrar alguma identificação com o jovem? Através desta resenha você terá estas perguntas cada vez mais presentes em sua memória e não, este texto não tem objetivo nenhum de esclarecer as mesmas
   O porquê da leitura:  Quando se tem conta na rede social Skoob, é bem notável a infinidade de resumos de obras que estão disponíveis por lá. E um "clica aqui e clica ali" você acaba acessando um título jamais esperado. E quando li no resumo que a obra tratava da vida de um jovem com tendências suicidas, eu realmente me interessei em conhecê-la - pois histórias de jovens suicidas são extremamente atraentes.
   "Perdão, Leonard Peacock", conta a história de jovem rapaz que completa 18 anos e que está decidido a matar seu ex-melhor amigo Asher Beal e após, cometer suicídio. Um jovem extremamente atormentado por viver em uma realidade bem complicada, com o pai sumido e uma mãe, designer de moda, que não ligava nem um pouco para o filho. 
  Um jovem que não tinha esperanças de um futuro, que apenas queria acabar com a sua vida infeliz e com a vida do seu ex-amigo que foi um dos responsáveis pela sua infelicidade. O livro trata de feridas muito difíceis de um jovem como Leonard, lidar. São situações dolorosas, traumáticas e quee é por estas razões que ele traz consigo um rancor tão intenso.
  Mas Leonard tinha um grande problema que no meu ponto de vista era o maior de todos: a falta de fé. O cara estava totalmente perdido e se sentia demasiadamente triste, porque ele não tinha esperanças de ter uma vida melhor e uma crença de que algo maior poderia modificar a sua vida. Ele não acreditava em Deus - e era por essa razão que ele queria acabar com a vida na esperança de que quando morresse ele apenas iria dormir eternamente. 
  E não julgo o fato dele querer se suicidar, pois já estive a ponto de fazer isto. Mas sempre o que me impediu foi Deus. Por eu ter fé em Deus eu acabava sempre pensando que seria imperdoável fazer isso. 
  O livro provoca uma grande reflexão em relação ao comportamento dos jovens, que em muitas ocasiões não percebemos o quão necessitados eles estão de um auxílio. Porém, percebo que os livros de adolescentes escritos por adultos carregam uma visão muito: adolescentes gostam de falar palavrões e sim, tem implicância com todos os adultos. Nem todos nós somos assim e os últimos livros da atualidade que tenho lido, tem trazido a mesma temática, com adolescentes mal educados e com vidas sexuais extremamente ativas - o que não se aplica a todos.
  E sendo o livro que encerrou a minha lista literária do mês Abril, eu confesso que este foi um mês bem decepcionante no quesito literatura. "Depois de você" e "Perdão, Leonard Peacock", foram obras que no meu ponto de vista foram decepcionantes, comparados aos outros livros que li anteriormente. Outro ponto importante é que por mais que "Moby Dick" seja um clássico, estou lendo de forma extremamente lenta e por isso posso afirmar que estou passando por uma "turbulência literária", situação na qual me envergonho muito. 
  Constato também que não tenho vocação nenhuma para leitura de livros do século XXI. De fato, sou o tipo de leitor que gosta de livros antigos, de algo mais trabalhado, de menos palavrões e de menos artefatos tecnológicos - como jovens utilizando o celular e computador. Não, não dá para ler livros que sejam muito parecidos com a nossa realidade. Afinal de contas, tudo que eu quero é escapar da realidade. 
  Vamos então à pergunta que não quer calar: Se eu recomendo esta obra?
   Mais uma obra que não sei se recomendo, pois ele é um livro extremamente pesado, até a última página você imagina que o pior vai acontecer e chega num certo momento que você não sabe mais se deseja que o cara de fato, se mate. Não provoque em você sentimentos psicóticos. (#ficaADica)

Comentários