Pular para o conteúdo principal

Semana: O Retrato de Dorian Gray (livro) e (filme - 1945)


  Nada melhor do que ter uma amiga que tem os mesmos gostos literários que o seu, não é? Pois bem, hoje fui visitar esta minha amiga e descobri que ela estava relendo "O Retrato de Dorian Gray", obra na qual, encerrei hoje. Por isso, resolvemos assistir a versão do filme de 1945. E é sobre este livro e filme que irei falar agora.

"O Retrato de Dorian Gray" do autor Oscar Wilde foi publicado em 1891. A história gira em torno de um jovem de dezessete anos chamado Dorian Gray que se torna a inspiração artística de um pintor chamado Basil. O pintor cria uma verdadeira adoração ao jovem, tratando-o como se fosse o rosto mais perfeito, ingênuo e imaculado no qual já havia visto. E com toda esta série de elogios em torno do jovem, Henry, um amigo de Basil, se interessa em conhecer este fascinante rapaz. A partir daí as coisas começam a tomar um rumo bem diferente ...
Dorian se encanta com o estilo de vida de Henry ( que tinha uma filosofia bem polêmica em relação a certas situações da vida) e a partir daí o jovem se afasta do amigo Basil e começa a viver uma vida de prazeres e pecado (como ele mesmo diz).
Henry faz um comentário que acerta como uma flecha na alma de Dorian. Ele fala sobre como é triste as pessoas que tinham a beleza como a de Dorian ficarem velhas, porque no momento em que a beleza vai embora, a vida não havia sentido.
Dorian ficou tão afetado com este comentário que aos pratos, pediu para que não envelhecesse e que se possível, toda a velhice e marcas do tempo fossem parar no quadro. E foi realmente isso que aconteceu. A partir daí a vida do jovem se transforma e passam-se vinte anos e não ocorre mudança alguma em sua aparência. Mas em compensação o quadro ficou com uma forma horrorosa, no qual causava grande pânico em Dorian. Por isso, ele escondeu o quadro durante anos.
Não irei contar mais fatos sobre a obra pois espero realmente que vocês leiam este livro. O que pude absorver deste famoso romance inglês é que Dorian foi um jovem totalmente influenciável. Assim como a maioria dos adolescentes de hoje em dia. Ele atribui toda a desgraça de sua vida ao seu retrato pintado por Basil, mas na verdade ele foi extremamente contaminado pelas teorias de beleza e juventude criadas por Henry. Tornando Dorian um escravo de sua própria aparência.
O filme (versão de 1945) vai bem de encontros com os diálogos contidos no livro. Algumas cenas são diferentes, o que é normal nos filmes que são adaptações de livros, mas nada muito gritante.
Por isso, recomendo muito que você leia essa obra e assista esse filme (versão 1945), pois minha amiga disse que a versão de 2009 é terrível. E vendo o trailer pude perceber demonstra atos muitos explícitos de Dorian, no qual não é citado no livro.

Comentários