Pular para o conteúdo principal

Vamos falar de educação?


Apenas que: não sigam esse exemplo. Chaves é vida, mas não jovem os livros.
  Pois bem, o que me levou a tratar sobre esse assunto? O simples fato de que eu estava sentada no ônibus indo para o trabalho e nas cadeiras que antecediam a minha havia dois homens (que não pude olhar a aparência), mas as vozes aparentavam ser de muito jovens. E eles eram professores.
   Professores nos quais pareciam ser bem instruídos e de fato, preocupados com a realidade atual da educação. Sabemos que existe uma grande parte dos docentes que ainda pensam assim, mas como convivi com muitos que nem se importavam com o grande problema no ensino, eu acabei ficando surpresa ao escutar a conversa dos dois.
   Pode parecer um pouco errado da minha parte ouvir conversas de outras pessoas, mas se você está no ônibus, solitária (como no meu caso) e os rapazes estão falando alto, naturalmente o meu ouvido irá prestar a atenção no que eles estão falando.
   Eles conversavam sobre os problemas envolvendo a educação, onde eles haviam participado de algum evento promovido pela Secretaria da Educação Municipal, no qual um palestrante do evento falou indiretamente que "o problema da educação era a falta de criatividade dos professores", o que levou o jovem professor a completa indignação. 
   E de fato, ele tem toda a razão de estar. Pois existe uma série de fatores que levam a educação a estar tão precária. O primeiro problema é a falta de estrutura nas escolas, onde os alunos não tem sequer um banheiro para utilizar. A falta de cadeiras, classes, salas de aula adequadas, o uso de tecnologias, nada disso está presente, sendo que a impressão que temos é que o ensino público literalmente parou no tempo só o conteúdo escrito na lousa fosse o suficiente.
   Há também o desestímulo por parte dos professores, que são muitas vezes agredidos pelos alunos, além de receberem um salário muito inferior ao investimento em que eles fizeram nos seus estudos, e também a insegurança de saber se irá receber todo o salário ou não (como muitos sabem, aqui no estado o salário do funcionalismo público está sendo parcelado).
  E por fim, este professor comentava que ele foi demasiadamente vetado pela nova diretora da escola que não queria aceitar as novas ideias de ensino na qual ele queria implantar. Isso tudo desestimula e gera uma grande dificuldade de surgir novos professores, pois há vários professores que não incentivam novas pessoas a ingressarem nessa profissão. 
   A educação é algo essencial e até quando iremos ver este pouco caso com ela por parte do governo e da própria sociedade?  

Comentários